Todos os campos são obrigatórios.

Obs.: a data e horário solicitado por você serão submetidos a disponibilidade, após a verificação na agenda da clínica. Você receberá um contato para confirmação da consulta.

Fechar formulário

Ectrópio palpebral – Pálpebra virada para fora

O termo ectrópio palpebral se refere à alterações palpebrais que determinam o afastamento da margem palpebral de sua posição anatômica em contato com a conjuntiva bulbar; tornando-se evertida.

A sintomatologia consiste de epífora (lacrimejamento constante), olho vermelho, ceratite e sensação
de corpo estranho.

O ectrópio acomete, mais comumente, os indivíduos com idade mais avançada; porém em casos específicos, também pode acometer indivíduos mais jovens comprometendo muito a qualidade de vida, além de representar importante alteração do ponto de vista estético.

A causa mais freqüente do ectrópio palpebral é a senil, onde ocorre flacidez horizontal da pálpebra inferior, resultando em excesso de tecidos palpebrais e conseqüente eversão da margem palpebral.

O ectrópio palpebral pode ainda ser congênito, como nas Síndromes dismórficas; paralítico, por paralisia do nervo facial; cicatricial, quando resulta de queimaduras químicas ou térmicas, bem como de complicações cirúrgicas e, de cicatrizes palpebrais originárias de ferimentos provenientes de cortes.

Tipos ectrópio palpebral.

Ectrópio involucional: Determinado pela flacidez horizontal da pálpebra, flacidez do tendão cantal medial, flacidez do tendão cantal lateral, ou associações entre estes decorrentes do processo natural de envelhecimento. Promovendo epífora, olho seco e em casos mais severos queratinização da conjuntiva tarsal.

Ectrópio Cicatricial: Ocorre devido cicatrização ou contração dos tecidos subjacentes à pálpebra devido lesões incisas, processos inflamatórios ou queimaduras.

Ectrópio Paralítico: Consiste na formação de ectrópio palpebral por diminuição do tônus das estruturas musculares da pálpebra inferior devido paralisia do Nervo Facial, paralisia esta que pode ser temporária ou definitiva.

O ectrópio representa importante causa de olho seco, ceratites, úlceras de córnea. O diagnóstico preciso aliado à técnica cirúrgica pertinente a cada caso proporciona excelentes resultados tanto do ponto de vista médico e anatômico quanto do ponto de vista estético, conferindo ao paciente lubrificação corneal adequada e conforto.

O ectrópio palpebral pode também decorrer de processos alérgicos, assim como pode ter origem mecânica, provocada por tumores palpebrais, etc.

Tratamento clínico do ectrópio palpebral.

O tratamento clínico do ectrópio palpebral consiste no uso de lubrificantes tópicos, associados à pomadas de antibiótico. Todavia, o tratamento definitivo é o cirúrgico, onde realizamos uma ressecção com o intuito de provocar encurtamento palpebral e conseqüente reposicionamento da margem palpebral.

Nos casos de paralisia do nervo facial devemos realizar um acompanhamento clínico de seis meses, devido ao fato de que em certos casos pode ocorrer cura espontânea.

Indicações para a correção cirúrgica do ectrópio palpebral.

A cirurgia para a correção do ectrópio palpebral deverá ser indicada quando a eversão palpebral determinar uma exposição do terço inferior do olho, provocando lacrimejamento, irritação do olho ou da pálpebra, ceratite punctata superficial e espessamento e hiperemia conjuntival.

A correção do ectrópio palpebral também é indicada nos casos mais avançados onde ocorre queratinização da conjuntiva exposta, devido ao ressecamento crônico.

Pós-operatório da correção cirúrgica do ectrópio palpebral.

Pode ocorrer a presença de um pequeno hematoma e/ou de alguma dor local, a qual tenderá a ser facilmente controlada por compressas e analgésicos.

Para marcar sua cirurgia de correção de ectrópio em nossa clinica, agende uma consulta pelo tel (011) 2099-1110. Durante a avaliação médica você poderá esclarecer todas as suas dúvidas a respeito da cirurgia.

Saiba mais:
Cirurgia Plástica Ocular
Blefaroplastia
Blefaroespasmo
Dermatocálase 
Entrópio palpebral
Ptose palpebral
BOTOX
BOTOX: Perguntas mais frequentes
Triquíase
Rugas de expressão
Xantelasma

IMPORTANTE: As informações contidas neste site são somente de caráter geral com o objetivo de divulgar conhecimentos na especialidade de Cirurgia Plástica Ocular. Estas informações não têm a pretensão de substituir etapas do tratamento médico ou indicar qualquer tipo de cirurgia. Você deve sempre procurar um médico adequadamente treinado para realizar os procedimentos mencionados neste site ou em qualquer outro na Internet.