Todos os campos são obrigatórios.

Obs.: a data e horário solicitado por você serão submetidos a disponibilidade, após a verificação na agenda da clínica. Você receberá um contato para confirmação da consulta.

Fechar formulário

A importância do exame oftalmológico

A importância do exame oftalmológico
icon
A importância do exame oftalmológico

Sem comentários

16,5 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de deficiência visual.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calcula que 16,5 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de deficiência visual, sendo total 20% a 30% crianças. Em oftalmologia sabe-se que 75% dos casos de cegueira poderiam ter sido prevenidos ou tratados com tecnologia atual. Estima-se que 20% da população brasileira, hoje na casa de 180 milhões de pessoas necessitem usar óculos. Ao longo da vida, não há uma pessoa se quer cedo ou tarde, deixará de necessitar de algum tipo de correção ótica, seja para enxergar melhor de perto ou de longe.

Os números falam por si: a importância de se ter o desenvolvimento ocular ao longo da vida acompanhado por um oftalmologista, o único capacitado a receitar os óculos ao cidadão, é indiscutível.

O relacionamento com o mundo exterior é feito principalmente através da visão,de modo que qualquer anormalidade nos olhos pode levar à dificuldade no aprendizado ,no relacionamento social e diminuição no rendimento de atividades físicas intelectuais.

O envolvimento do oftalmologista no desenvolvimento normal da visão começa logo o nascimento da pessoa,com realização do teste do reflexo vermelho.Interpretando a coloração desse reflexo lançado por uma fonte de luz coaxial no olho do recém-nascido,o médico oculista é capaz de já detectar tendências a problemas como catarata,tumores,traumas de parto,hemorragias ou malformações de córnea.

“Se a pessoa não desenvolver satisfatoriamente sua visão durante a infância,o dano é irreversível”.A visão de cada olho,assim como a visão binocular , só estão plenamente desenvolvidas por volta dos 9 anos.Como muitos problemas oftalmológicos são silenciosos,freqüentemente as crianças chegam à idade escolar sem ter sido submetidas a exames preventivos.Além do teste do reflexo vermelho,é a faixa etária até 2 anos deve passar por exames sobre anormalidades estruturais nos olhos e opacidades de meios,inspeção externas de olhos e pálpebras e exames de pupilas.

Ao longo da fase pré-escolar até 5 anos e 11 meses,se for detectada falta de paralelismo nos olhos sua causa deve ser investigada pelo médico oftalmologista,porque geralmente vem acompanhada do não desenvolvimento visual do olho desviado (Ambliopia).O tratamento pode requerer prescrição de óculos e uso de tampão no olho bom para estimular a visão do olho desviado.Na fase pré-escolar,entre 5% e 10% das crianças já apresentam algum tipo de problema visual,como a Ambliopia, é estrabismo e erro de refração.

Durante o 1º ano de vida,um simples distúrbio como o edema de uma pálpebra pode afetar o uso de um olho,prejudicando o desenvolvimento da visão ponto.Se for identificado imediatamente,a recuperação é total.Quando a criança entra na idade escolar,o exame oftalmológico ganha maior relevância,pois seu rendimento escolar pode ser diretamente prejudicado qualquer anormalidade na visão.Enxergando bem,a criança desempenha melhor seu aprendizado e se relaciona melhor com os colegas.

Na adolescência,a pessoa tem solicitação ainda maior da visão,ao utilizar freqüentemente o computador e,mas tarde,ao prestar carteira de habilitação ou para o vestibular.Numa sociedade competitiva como a nossa,ver bem pode ser a diferença entre se marginalizar ou se inserir no mercado de trabalho.Os controles periódicas são igualmente importantes nessa fase da vida,pois é quando se verifica,por exemplo,o avanço da miopia a atualização da receita fundamental.

Mas a importância do exame oftalmológico não se limita ao bom diagnóstico de lentes,mas a outros exames como cicloplegia,medição da pressão do olho e o exame do fundo do olho este permite identificar inúmeras doenças sistêmicas assim como avaliar a evolução do diabetes da hipertensão arterial e do glaucoma as avaliações oftalmológicas periódicas contribuem para a manutenção de boa visão pelo restante da vida e a identificação precoce de várias doenças sistêmicas e oftalmológicas contribuindo para iniciar o tratamento em tempo hábil.

As modernas técnicas propiciadas por instrumentos de automação podem induzir a visão equivocada de que um exame oftalmológico é de fácil realização.Tal erro representa um risco na apropriação de conhecimentos e competências dessa técnica.A qualificação do médico oftalmologista ainda é um fator preponderante para um bom diagnostico.Os avanços dos novos métodos no tratamento da visão passou a exigir ainda maior rigor cientifico por parte dos oftalmologistas e não o contrario.Além disso avaliação oftalmológica de uma pessoa é realizada não apenas por métodos objetivos,mas depende também de critérios subjetivos,que só um médico oftalmologista desenvolveu ao longo da carreira.É preciso avaliar,por exemplo,a adaptação da pessoa às lentes propostas contato com elas obtido,a resolução de queixas,a dependência do uso,etc.

O exame adequado depende de um acurado diagnostico feito pelo oftalmologista o que se obtém por meio de um exame detalhado e de uma boa orientação o médico analisa o conjunto de fatores da visão do paciente e individualiza seu diagnostico:Só ele tem a opção de prescrever a melhor opção.

Por: IVANDEMBERG VELLOZO MEIRA LIMA

  • Compartilhe:

Sobre o Autor

Aptomed

A Aptomed foi fundada no ano de 2001 e a cada ano vem se aprimorando para trazer o que há de melhor para seus pacientes, prezando o bem estar e a saúde de cada um deles de forma personalizada e única. Dispomos de excelentes profissionais em diversas áreas, atendendo em modernas instalações com equipamentos de última geração. Aqui você poderá conhecer um pouco dos nossos serviços e tirar algumas dúvidas. Se você precisa de cuidados especializados e deseja um atendimento personalizado, agende a sua consulta através do telefone (11) 2099-1110. Teremos muito prazer em atendê-lo.

Veja também

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.