Todos os campos são obrigatórios.

Obs.: a data e horário solicitado por você serão submetidos a disponibilidade, após a verificação na agenda da clínica. Você receberá um contato para confirmação da consulta.

Fechar formulário

Sol, inimigo da visão

Sol, inimigo da visão
icon
Sol, inimigo da visão

Sem comentários

A EXPOSIÇÃO EXCESSIVA AOS RAIOS SOLARES AUMENTA O RISCO DE PROBLEMAS NOS OLHOS.

ACESSÓRIO Carolina usa óculos que impedem a penetração da radiação

A EXPOSIÇÃO EXCESSIVA AOS RAIOS SOLARES AUMENTA O RISCO DE PROBLEMAS NOS OLHOS. MAS A MAIORIA DOS BRASILEIROS DESCONHECE O PODER DESSA AMEAÇA (Greice Rodrigues)

Uma pesquisa divulgada na última semana mostrou que nove em cada dez brasileiros não têm conhecimento dos prejuízos que o sol pode causar à saúde dos olhos.

O trabalho, realizado pelo Ibope e patrocinado pela empresa Transitions Optical do Brasil, ouviu duas mil pessoas no País. Quando perguntadas sobre os efeitos nocivos da exposição prolongada ao sol, elas citaram o risco aumentado para câncer de pele, a ocorrência de queimaduras e o surgimento de rugas.

Os danos à visão nem apareceram na lista.

O problema é que o sol pode também se tornar um inimigo dos olhos. Além de causar irritação, os raios ultravioleta podem provocar queimadura na córnea e até mesmo tumores. Seus estragos serão proporcionais ao início da exposição – se desde criança, por exemplo – e do quanto ela foi demasiada. “Os raios solares têm efeito cumulativo nos olhos”, explica o oftalmologista Newton Kara José Junior, chefe do setor de catarata do Hospital das Clínicas de São Paulo. “E a maior parte desse acúmulo ocorre antes dos 18 anos de idade”, completa. Isso ocorre porque até essa faixa etária a córnea e o cristalino permitem a entrada de muita radiação, ao contrário do que ocorre na idade adulta. Nesse caso, as duas estruturas conseguem oferecer alguma proteção, embora ela não seja total.

Se a exposição for intensa e por muitos anos, a luz ultravioleta provoca envelhecimento do cristalino, estrutura transparente que foca a imagem na retina. O mecanismo favorece o surgimento de catarata. Além disso, as células da superfície da retina podem ser lesionadas, facilitando o surgimento de doenças como a degeneração macular, enfermidade que pode levar à cegueira. Outro dano é o ressecamento da conjuntiva, membrana que reveste a parte branca do olho. Essa alteração pode levar ao desenvolvimento de câncer e de pterígio, caracterizado pelo crescimento de um tecido fibroso sobre a córnea, comprometendo a qualidade da visão.

A forma mais eficiente de proteção é usar óculos com lentes que bloqueiem a penetração dos raios. A receita é indicada inclusive para crianças e adolescentes. “Além dos óculos escuros, eles também podem usar bonés ou viseiras”, recomenda a médica Andréa Barbosa, do serviço de oftalmologia da Rede D’Or, do Rio de Janeiro. A dona de casa Simone Placeres, de São Bernardo do Campo, em São Paulo, segue a orientação. Sua filha Carolina, 9 anos, usa óculos com lentes que impedem a passagem da radiação. “Sinto-me mais segura”, diz. “E ela também”.

Foto artigo

Revista Istoé – 08/abril/2009 – ANO 32 – nº 2056 – pág. 77

  • Compartilhe:

Sobre o Autor

Aptomed

A Aptomed foi fundada no ano de 2001 e a cada ano vem se aprimorando para trazer o que há de melhor para seus pacientes, prezando o bem estar e a saúde de cada um deles de forma personalizada e única. Dispomos de excelentes profissionais em diversas áreas, atendendo em modernas instalações com equipamentos de última geração. Aqui você poderá conhecer um pouco dos nossos serviços e tirar algumas dúvidas. Se você precisa de cuidados especializados e deseja um atendimento personalizado, agende a sua consulta através do telefone (11) 2099-1110. Teremos muito prazer em atendê-lo.

Veja também

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.