Todos os campos são obrigatórios.

Obs.: a data e horário solicitado por você serão submetidos a disponibilidade, após a verificação na agenda da clínica. Você receberá um contato para confirmação da consulta.

Fechar formulário

PSICOLOGIA

O que é a psicologia?

A psicologia é o estudo científico do comportamento humano e dos processos mentais. São inúmeras as patologias que podem surgir no decorrer de uma vida.

O objetivo da psicologia é compreender, explicar os comportamentos, as emoções e seus significados. O termo vem do grego, psico, significa alma que deve ser entendida como a mente, e logia que significa estudo.

Quando devo buscar ajuda da psicologia?

Nos tempos atuais, ainda existem mitos e crenças errôneas sobre o que seria buscar ajuda psicológica. Uma grande parte das pessoas, costuma pensar que seria só para pessoas loucas, no auge do desiquilíbrio.

A psicologia, ao contrário, trabalha não só com o tratamento em si, mas com prevenções e manutenção, no que diz respeito ao comportamento humano. O autoconhecimento é um dos objetivos principais.

A pessoa em acompanhamento psicoterápico, tem possibilidade de entrar em contato não só com seus limites e dificuldades, mas também com suas potencialidades, despercebidas diante das dificuldades.

O papel do psicoterapeuta, será estimular reflexões, para proporcionar ações. Muitas pessoas ficam paralisadas e resistem por anos a busca de ajuda, por acreditarem nos mitos impostos, ou desacreditar que seu sofrimento poderá ser amenizado.

O psicólogo, poderá atuar em diferentes áreas:

  • clínica
  • educacional
  • empresarial
  • hospitalar
  • jurídica
  • esportiva
  • forense
  • e outras

Na clínica, cada profissional em sua especialidade poderá atender adultos, adolescentes, crianças, idosos, grupos, casais e famílias.

Qual a diferença entre psicologia e psiquiatria?

Muitas vezes a psicologia, costuma ser confundida com a psiquiatria, ambas são distintas e em alguns tratamentos, podem ser complementares. O psicoterapeuta irá cuidar do que se refere as emoções e o comportamento, enquanto o psiquiatra irá acompanhar o paciente na necessidade de medicação.

O sofrimento mental, é incompreendido por quem sente. Muitos pacientes costumam dizer que o que lhe aflige apareceu do nada, quando na realidade foram anos de sua vida, de emoções acumuladas e não identificadas. Os familiares muitas vezes também por não compreenderem, terminam por reforçar as dificuldades já presentes.

A falta de conhecimento, relacionadas a área, faz com que pessoas não se preocupem como deveriam no tratamento das emoções, costuma-se fazer um check up relacionado a saúde do corpo, mas e a saúde mental? Por qual motivo não se dá a mesma importância?

Protelar algo tão importante e essencial poderá trazer um comprometimento ainda maior no equilíbrio da saúde geral. O cuidar da mente, o conhecimento de si, poderá trazer a imprescindível qualidade de vida.

Pense nisso! E venha conhecer mais!

Contamos com a Dra. Claudete J. Silva, CRP 06/ 31107, Psicóloga Especialista em Clínica e Psicossomática, para atendimentos e psicoterapias.

Entre em contato e agende agora uma visita para fazer um diagnóstico preventivo.