Todos os campos são obrigatórios.

Obs.: a data e horário solicitado por você serão submetidos a disponibilidade, após a verificação na agenda da clínica. Você receberá um contato para confirmação da consulta.

Fechar formulário

Astigmatismo

O astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferenciados.

A córnea normalmente é “redonda”, enquanto no astigmata, pessoa que tem astigmatismo, é “ovalada”. Este desajuste faz com que a luz se refrate por vários pontos da retina em vez e se focar em apenas um.

Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos – tanto próximos como distantes – ficam distorcidos. No astigmatismo as imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados e outros não.

No astigmatismo a sensação é parecida com a distorção produzida por um pedaço de vidro ondulado.

Dependendo do grau de astigmatismo e da atividade da visão, seja para perto ou longe, a imagem fica como se fosse borrada e algumas queixas são freqüentes, tais como dor de cabeça, sensação de ardor nas vistas, estreitamento da fenda palpebral e hiperemia conjuntival. A intensidade varia conforme a gravidade do problema e o esforço visual.

O astigmatismo pode ser hereditário ou adquirido, e pode ocorrer em conjunto com a miopia ou com a hipermetropia. Pode ser estacionário ou progressivo ao longo dos anos, devido à alteração da curvatura da córnea.

Tipos de astigmatismo

Baseado na estrutura ocular assimétrica:

Astigmatismo corneal – devido à córnea com formato irregular.
Astigmatismo lenticular – devido ao cristalino com formato irregular.

Baseado nos meridianos principais:

Astigmatismo regular.
Astigmatismo irregular.

Baseado no foco dos meridianos principais:

Astigmatismo Miópico Simples: 1 foco na retina e outro antes
Astigmatismo Hipermetrópico Simples: 1 foco na retina e outro atrás
Astigmatismo Miópico Composto: 2 focos antes da retina
Astigmatismo Hipermetrópico Composto: 2 focos atrás da retina
Astigmatismo Misto: 1 foco antes e outro depois da retina

Correção Visual

A correção visual do Astigmatismo poderá ser efetuada com o uso de lentes cilíndricas ou esfero-cilindricas (positivas ou negativas), que têm a função de colabar o intervalo interfocal e levar um ponto focal único para a retina, aonde vai se formar a imagem, através da adaptação de lentes de contacto ou pelo uso de óculos.
Tratamento
Nos últimos anos, a cirurgia refrativa para o Astigmatismo tem sido bem-sucedida tendo sua eficácia comprovada mundialmente. Entretanto cada caso deve ser cuidadosamente avaliado pelo Oftalmologista antes de fazer sua indicação.

Técnicas utilizadas na cirurgia refrativa:

PRK
Lasik
Lasek
Implantes de Lentes Fácicas
Implantes de Lentes Intra-oculares Múltifocais
Implantes de anéis intra-corneais
RK (técnica usada antes do aparecimento do Excimer Laser)

Saiba mais:
Cirurgia refrativa
LASIK
PRK
Pós-operatório da Cirurgia Refrativa
Benefícios à qualidade de vida
Candidatos à cirurgia refrativa