Todos os campos são obrigatórios.

Obs.: a data e horário solicitado por você serão submetidos a disponibilidade, após a verificação na agenda da clínica. Você receberá um contato para confirmação da consulta.

Fechar formulário

Ortóptica

Canal Aptomed

O que é exatamente a ortóptica?

Ortóptica quer dizer visão correta (orto quer dizer correto e óptica, visão). Sendo assim, a Ortóptica é ciência que diagnostica e trata os distúrbios da visão binocular, proporcionando uma melhor interação entre o indivíduo e o mundo que o cerca.

 Ortóptica

Ortoptista, que é o profissional de nível superior que trabalha junto ao oftalmologista. O ortoptista identifica, quantifica, qualifica e trata as anomalias da visão e da motilidade ocular,como estrabismos, distúrbios de leitura que causam sintomas como cansaço visual, embaçamento, ardor, lacrimejamento, embaralhamento, sonolência, visão dupla, enjôos, tontura, fotofobia, dores de cabeça, alterações sensoriais como redução da visão de profundidade (estereopsia) e ambliopia (baixa de acuidade visual de um ou ambos os olhos), através do teste ortóptico.

 Ortóptica

O que é o teste ortóptico?

No teste ortóptico é feita uma avaliação do alinhamento ou desvio ocular em todas as posições do olhar. Também são realizados testes sensoriais da visão binocular (uso simultâneo dos olhos) e suas funções, como, por exemplo, a percepção simultânea das imagens, a visão estereoscópica (visão em terceira dimensão). Os exercícios ortópticos são indicados pelo ortoptista após a realização do teste e podem ser feitos no consultório e/ou em casa, conforme a orientação do profissional.

Quando as pessoas devem procurar um ortoptista?

As pessoas devem primeiro consultar um oftalmologista, que então pedirá a realização do teste ortóptico (ou exame de motilidade ocular).
O oftalmologista deve ser procurado periodicamente, mas há casos específicos em que o exame ortóptico é muito necessário.

Em que casos específicos esses exames ortópticos são necessários?

O teste ortóptico é necessário quando é notada baixa visão em um ou nos dois olhos, quando há sintomas como cansaço visual, dores de cabeça e outros, ligados ao esforço visual, que não desaparecem mesmo com uso da correção adequada (óculos ou lentes de contato).
Também quando é notado um estrabismo (popularmente chamado “desvio” ou “olho torto“), não importando a idade e nem a causa.

Então, antes de passar pelo ortoptista, temos obrigatoriedade de consultar um oftalmologista?

Sim, temos. Até porque é sempre o oftalmologista que faz a prescrição dos óculos, muitas vezes necessários para quem tem estrabismo.
Levem seus filhos ao oftalmologista, a partir de 1 ano, para consulta preventiva, pois muitos problemas visuais na criança só são notados na idade escolar, (às vezes até depois), quando já poderiam ser tratados no seu início, bem mais cedo. Estrabismo não desaparece sozinho e não é “normal”.
Procurem observar se seu filho(a), aproxima muito as coisas dos olhos para ver,ou se queixa de dores de cabeça, ou também se seu rendimento escolar é baixo e a criança muitas vezes parece até ter preguiça de estudar. Isso pode ser também causado por problemas visuais.

Em que doenças oculares é fundamental a procura de um ortoptista?

O ortoptista faz o tratamento clínico de todos os tipos de estrabismo,e das consequências dele, como baixa de visão (ambliopia) e dos sintomas relacionados. Existem diversos tipos de estrabismos. Há aqueles que são visíveis e constantes e há os que chamamos de intermitentes, ou seja, há momentos em que a pessoa consegue controlar e há momentos em que o estrabismo fica visível, descontrolado. Existem também os que são chamados de latentes, quando a pessoa consegue controlar o desvio dos olhos, mesmo que muitas vezes à custa de um grande esforço e requerem tratamento frente aos sintomas relacionados ao constante esforço visual.
 Ortóptica  Ortóptica