Todos os campos são obrigatórios.

Obs.: a data e horário solicitado por você serão submetidos a disponibilidade, após a verificação na agenda da clínica. Você receberá um contato para confirmação da consulta.

Fechar formulário

Acuidade visual de Teller

Cartões de Acuidade de Teller

A função visual do recém-nascido pode ser avaliada logo nos primeiros dias após o nascimento, quando se espera que o bebê volte os olhos e a cabeça na direção da luz.

A partir de 3 semanas de vida, ele já dirige o olhar para o que se encontra próximo ao seu rosto e, com 3 meses de idade, passa a fixar os olhos e acompanhar pessoas e objetos que estejam em seu campo visual, além de observar atentamente as mãos.

A identificação precoce de problemas oculares é bastante importante porque muitos distúrbios podem ser corrigidos de forma simples e rápida, evitando complicações futuras e prejuízo permanente da função visual.

Dois exames podem ajudar o pediatra nessa avaliação em lactentes:

– Teste do olhar preferencial com cartões de Teller – Teste de Teller

– Teste ortóptico.

O teste de Teller permite quantificar a visão, ao estudar a forma como os olhos da criança se dirigem para os materiais apresentados. Já o teste ortóptico analisa tanto a movimentação ocular quanto a percepção de estímulos visuais, permitindo caracterizar de maneira mais detalhada a ocorrência de estrabismo, nistagmo e de outras condições correlatas. Embora utilizem materiais especiais, esses exames dependem sobremaneira da habilidade do examinador.

O que é Teste de Teller?

Quando olhamos para uma parede, os olhos são atraídos primeiro para manchas, riscos ou quadros existentes nela. Os cientistas, percebendo isso, desenvolveram uma maneira de medir a visão do bebê, que segue este mesmo princípio. O Teste de Teller passou a ser denominado olhar preferencial por Cartões de Teller, pois é realizado através de cartões com listras contrastantes

Estes cartões são feitos com rigor técnico onde o contraste é sempre o mesmo. As listras brancas e pretas obedecem um cálculo matemático denominado “ciclo por centímetro”. O teste de Teller baseia-se na observação das crianças que tendem a olhar mais para uma tela com listras pretas e brancas do que para uma superfície homogênea.

Acuidade visual de Teller

Como é o exame no teste de Teller?

O teste de Teller leva de 20 a 30 minutos. O examinador sempre começa o exame pelo cartão sugerido para a idade da criança. São mostrados cartões com listras cada vez mais estreitas, até que a criança não manifeste nenhuma preferência. As menores listras percebidas pela criança correspondem à sua acuidade visual. Observa-se, através de um orifício localizado no meio do cartão, o movimento que a criança realiza para fixar um lado ou o outro. Às vezes é necessário realizar mais de um teste, principalmente em bebês muito pequenos.

Acuidade visual de Teller

Após o teste de Teller, os pais ou responsáveis pelo bebê recebem uma ficha com o resultado do exame. Esta ficha deve ser guardada e apresentada ao médico e examinador no próximo teste de acuidade visual, para que possa se fazer a comparação de sua evolução visual.

A partir de que idade o bebê deve começar a fazer este teste de Teller?

A criança pode fazer este teste a partir dos primeiros dias de vida até 36 meses, quando ela já consegue verbalizar o que enxerga.

acuidade-visual-de-teller-3

Nada impede que o teste de Teller seja aplicado em crianças maiores em casos especiais. O importante é notar que a visão de cada olho pode ser medida separadamente. Isto ajuda o oftalmologista conhecer as diferenças de cada olho e tratar precocemente casos como ambliopia, por exemplo. Saiba mais