Todos os campos são obrigatórios.

Obs.: a data e horário solicitado por você serão submetidos a disponibilidade, após a verificação na agenda da clínica. Você receberá um contato para confirmação da consulta.

Fechar formulário

Presbiopia

Presbiopia (do grego olho de velho, olho de ancião) é uma doença do olho popularmente conhecida como “vista cansada” e que atinge as pessoas, normalmente, a partir dos 40 anos, reduzindo gradualmente a visão para perto.

Presbiopia

Trata-se do enfraquecimento do poder de acomodação para a visão de perto devido à perda da elasticidade do cristalino. Pessoas com Hipermetropia ou Diabetes mellitus tendem a apresentar a presbiopia mais precocemente.

Presbiopia

Na fisiologia normal do olho, para se enxergar de perto, é necessário que o poder refrativo do olho seja aumentado, para que a imagem seja focalizada. A 33 cm, que é a distância normal de leitura, é necessário um aumento de 3 dioptrias para que a imagem seja vista com nitidez.

Presbiopia

Nós conseguimos fazer isso contraindo pequenos músculos dentro do olho, chamados músculos ciliares, que modificam o formato do cristalino, aumentando o seu poder dióptrico, processo este chamado de acomodação visual.

A presbiopia é causada por vários fatores, entre eles o aumento contínuo do cristalino e a perda de sua elasticidade capsular, fazendo com que os músculos ciliares não consigam mais modificar o seu formato, levando à falta de focalização para as imagens de perto.

A presbiopia é progressiva, e piora com o aumento da idade, mas normalmente se estabiliza ao redor dos 60 anos.

Os principais sinais da presbiopia são:

Presbiopia

Dificuldade para leitura de perto com maior nitidez e conforto;
Necessidade de maior iluminação para enxergar melhor;
Afastar objetos para poder obter uma visão adequada “o braço fica curto” – A presbiopia aumenta progressivamente até atingir um ponto de falência da visão, a qual obriga o leitor a ir afastando o seu objeto até que fica inviável a visão de perto.

Presbiopia

Correção Visual para a Presbiopia

A correção visual da Presbiopia poderá ser efetuada com o uso de lentes (positivas ou negativas) múltifocais e bifocais que corrigem simultaneamente a visão para longe e perto ou com lentes de visão simples (positivas ou negativas) que corrigem a visão para longe e para perto separadamente.

Presbiopia

Vale alertar para a maior versatilidade das lentes múltifocais que conseguem corrigir também a chamada visão de meia-distância, para visão de objetos localizados entre a de perto (33 cm) e a de longe (maior que 6 m).

Tais correções podem ser realizadas com adaptação de lentes de contacto ou pelo uso de óculos.

Tratamento da Presbiopia

Ainda não se conhece um tratamento definitivo para a presbiopia.

Existem algumas cirurgias experimentais para a presbiopia, mas não existem estudos em longo prazo, que validem sua eficácia.

Saiba mais:

Cirurgia refrativa
LASIK
PRK
Pós-operatório da Cirurgia Refrativa
Benefícios à qualidade de vida
Candidatos à cirurgia refrativa