Todos os campos são obrigatórios.

Obs.: a data e horário solicitado por você serão submetidos a disponibilidade, após a verificação na agenda da clínica. Você receberá um contato para confirmação da consulta.

Fechar formulário

Prótese Ocular

A prótese ocular é um instrumento de reabilitação. Atua não só na melhora da estética, mas também na aceitação pessoal e social do indivíduo. Sabe-se que a perda de um olho afeta o cotidiano da pessoa e interfere na sua auto-estima. No caso de crianças afeta inclusive seu desenvolvimento psicológico.

Prótese Ocular

A perda de um olho pode ter várias causas: traumas, tumores, complicações provenientes de outras doenças oculares e problemas congênitos. Em todos esses casos, a ausência do globo ou seu tamanho diminuído geram a atrofia da pálpebra e o olho afetado permanece cada vez mais fechado, ressaltando a diferença facial.

A presença da prótese ocular desempenha um papel importante na preservação da estética facial. Ela serve como uma fisioterapia ou um estímulo para que a musculatura da pálpebra seja utilizada, o piscar ocorra normalmente e a aparência seja semelhante ao do olho bom.

O ideal é que a prótese seja adaptada tão logo o problema se instale ou após 1 mês da cirurgia de enucleação ou evisceração.

Prótese Ocular

As próteses são confeccionadas em resina acrílica e pintadas a mão de acordo com um modelo escolhido ou a foto do olho bom do paciente.

Existem dois tipos de próteses com indicações diferentes:

A prótese e a concha protética são usadas nos casos da retirada total ou parcial do globo ocular. É uma peça que irá preencher a cavidade e substituir a ausência do olho.

Prótese OcularPrótese Ocular

Prótese Ocular

Concha protética

A Lente escleral é usada quando o paciente sofre lesão ou patologia que altere a transparência da córnea ou a estrutura anterior do olho, causando a perda total da visão. A lente escleral é mais fina do que uma prótese e recobre toda a parte anterior do olho.

Prótese Ocular

As próteses não causam dor ou desconforto se estiverem no tamanho ideal. É normal o paciente sentir um leve incomodo inicial até acostumar-se com a lente e as pálpebras se reabilitarem.

Cuidados e manutenção da prótese.

A limpeza da prótese deve ser feita somente com água e shampoo neutro, de preferência, diariamente.

Recomenda-se que a prótese seja trocada a cada 5 anos, e polida aproximadamente a cada 6-8 meses. Estes procedimentos ajudam a garantir o uso confortável, menor secreção e mantêm o brilho do olhar.

Saiba mais:

Cirurgia Plástica Ocular
Cirurgia Plástica Ocular
Dacriocistorrinostomia
Enucleação
Evisceração
Obstrução do canal lacrimal
Reconstrução de cavidade anoftálmica
Sondagem das vias lacrimais

Para marcar sua consulta em nossa clinica, ligue para tel (011) 2099-1110. Durante a avaliação médica você poderá esclarecer todas as suas dúvidas.

IMPORTANTE: As informações contidas neste site são somente de caráter geral com o objetivo de divulgar conhecimentos na especialidade de Oftalmologia. Estas informações não têm a pretensão de substituir etapas do tratamento médico ou indicar qualquer tipo de cirurgia. Você deve sempre procurar um médico adequadamente treinado para realizar os procedimentos mencionados neste site ou em qualquer outro na Internet.