Todos os campos são obrigatórios.

Obs.: a data e horário solicitado por você serão submetidos a disponibilidade, após a verificação na agenda da clínica. Você receberá um contato para confirmação da consulta.

Fechar formulário

Entrópio palpebral – Pálpebra virada para dentro

Entrópio palpebral é uma condição clínica onde ocorre inversão da margem palpebral (pálpebra virada para dentro).

A causa mais freqüente do entrópio palpebral é a senil, onde ocorre uma rotação interna da margem palpebral devido ao enfraquecimento dos músculos retratores da pálpebra inferior, os quais se inserem na porção inferior do tarso (tecido fibroso que sustenta a pálpebra). Isto faz com que a porção inferior da pálpebra vire anteriormente, posicionando a margem e cílios contra o globo ocular.

O entrópio palpebral pode congênito (entrópio palpebral congênito); espástico, causado por irritação ocular; pode decorrer de blefaroespasmo; pode ser cicatricial, quando resulta de queimaduras químicas ou térmicas bem como de complicações cirúrgicas e de cicatrizes palpebrais causadas por ferimentos provenientes de cortes.

O entrópio palpebral pode ainda estar presente na fase cicatricial do tracoma, penfigóide ocular, Stevens-Johnson, dentre outros.

Tratamento do entrópio palpebral.

O tratamento clínico do entrópio palpebral consiste no uso de lubrificantes tópicos, associados a pomadas de antibiótico. Todavia, o tratamento definitivo é o cirúrgico, onde reforçamos os retratores da pálpebra inferior.

O entrópio palpebral espástico deverá ser clinicamente tratado com o objetivo de everter parcialmente a pálpebra. Isto normalmente se faz via um afastamento mecânico obtido através de fixação da borda palpebral com fita adesiva.

Indicação da correção cirúrgica do entrópio palpebral.

A cirurgia para a correção do entrópio palpebral deverá ser indicada sempre que a inversão palpebral estiver provocando irritação ocular, sensação de corpo estranho, lacrimejamento, olho vermelho e ceratite punctata superficial devido ao atrito dos cílios com a superfície do olho.

Pós-operatório da correção cirúrgica do entrópio palpebral.

Pode ocorrer a presença de um pequeno hematoma e/ou de alguma dor local, a qual tenderá a ser facilmente controlada por compressas e analgésicos.

Para marcar sua cirurgia para correção de entrópio em nossa clinica, agende uma consulta pelo tel (011) 2099-1110. Durante a avaliação médica você poderá esclarecer todas as suas dúvidas a respeito da cirurgia.

Saiba mais:

Cirurgia Plástica Ocular
Blefaroplastia
Blefaroespasmo
Dermatocálase 
Ectrópio
Ptose palpebral
BOTOX
BOTOX: Perguntas mais frequentes
Triquíase
Rugas de expressão
Correção do Xantelasma

IMPORTANTE: As informações contidas neste site são somente de caráter geral com o objetivo de divulgar conhecimentos na especialidade de Cirurgia Plástica Ocular. Estas informações não têm a pretensão de substituir etapas do tratamento médico ou indicar qualquer tipo de cirurgia. Você deve sempre procurar um médico adequadamente treinado para realizar os procedimentos mencionados neste site ou em qualquer outro na Internet.