Uso sem orientação é a principal causa de problemas
Discretas e mais próximas da visão natural do que os óculos, não restringindo a amplitude visual e acompanhado o movimento dos olhos, as lentes de contato parecem ser a solução para quem sofre com problemas de visão. Seu uso indiscriminado, contudo, pode levar a uma série de problemas. De simples alergias a danos irreversíveis à córnea, tudo pode ser evitado com uma medida simples: orientação médica.
Um dos problemas mais comuns é a alergia, ou seja, a hipersensibilidade causada pela reação do olho contra uma agressão externa. Os “agressores” podem ser as próprias lentes, produtos de limpeza e conservantes, proteínas ou resíduos que aderem à lente. As consequências vão de uma pequena intolerância ao surgimento de ptoses (queda da pálpebra superior).
A eliminação nas soluções do conservante derivado do mercúrio Thimerosal, assim como a popularização das lentes descartáveis, diminuiu significativamente o número de casos de alergias. A Conjuntivite Papilar Gigante, causada pelo uso prolongado das lentes, é hoje o principal motivo de visitas emergenciais ao oftalmologista – as lentes apresentam depósitos na superfície, oriundos da proteína, gordura e outros componentes presentes na lágrima, irritando a parte interna da pálpebra.
O aumento do número de casos desse tipo de reação deve-se, principalmente, a falta de informação. Sem orientação médica, as lentes são comercializadas de forma inadequada, inclusive pela internet, sem qualquer cuidado na instrução para utilização do produto. Além disso, lentes cosméticas são vendidas como simples acessórios, não recebendo os devidos cuidados e, por economia, alguns usuários prolongam o uso além do recomendado.
As lentes são sim uma solução eficiente para quem sofre com problemas de visão, mas somente quando usadas sob cuidado e supervisão apropriados. É o exame completo do olho que irá identificar e tratar possíveis doenças que contra-indicam a sua utilização e determinar qual o tipo recomendado para cada paciente. Com acompanhamento oftalmológico e obedecendo às orientações recebidas pelo médico, o usuário pode ficar tranquilo: o uso confortável e seguro é garantido.
Leave a Reply