Todos os campos são obrigatórios.

Obs.: a data e horário solicitado por você serão submetidos a disponibilidade, após a verificação na agenda da clínica. Você receberá um contato para confirmação da consulta.

Fechar formulário

Sindrome de Bardet-Bield e Laurence e Moon

A síndrome de Bardet-Biedl é doença de herança autossômica recessiva caracterizada por distrofia retiniana, polidactilia, obesidade, retardo mental e hipogenitalismo.

Um ou mais dos achados acima que caracterizam a síndrome de Bardet-Biedl podem estar ausentes, mas a distrofia retiniana é achado consistente. Esta se manifesta clinicamente na infância com progressiva perda visual, causando grave dificuldade visual na adolescência.

Em 1866, Laurence e Moon descreveram uma condição genética na qual os pacientes exibiam retardo mental, baixa estatura, hipogenitalismo, ataxia, paraplegia espástica e nistagmo. Alguns apresentavam retinose pigmentar, enquanto outros, tinham atrofia coroidiana.

Mais recentemente sugeriu-se que as síndromes de Laurence-Moon e Bardet-Biedl são entidades clínicas diferentes, com alguns achados em comum, incluindo retardo mental, hipogenitalismo, obesidade, retinopatia e herança autossômica recessiva.

Polidactilia e obesidade são achados raros na síndrome de Laurence-Moon, entretanto, são encontradas com alta freqüência na síndrome de Bardet-Biedl.

Na síndrome de Laurence-Moon há envolvimento neurológico progressivo, caracterizado principalmente por ataxia e paraplegia espástica.

Complicações neurológicas são extremamente incomuns na síndrome de Bardet-Biedl.

Os achados fundoscópicos também diferem. Na síndrome de Laurence-Moon há extensa atrofia coroidiana, semelhante à coroideremia. Todavia, na síndrome de Bardet-Biedl a retinopatia assemelha-se com a retinose pigmentar, havendo atrofia coriocapilar somente nos casos avançados.

Os critérios diagnósticos da síndrome de Bardet-Biedl incluem distrofia retiniana, obesidade, polidactilia, retardo mental e hipogenitalismo. A síndrome de Bardet-Biedl é absolutamente rara, com uma prevalência que varia de 1:17.500 a 1:160.000.

Saiba mais:

Visão Subnormal ou Baixa Visão

Auxílios ópticos – Recursos ópticos

Retinose pigmentar ou retinite pigmentosa

Amaurose congênita de Leber

Síndrome de Usher

Distrofia de cones – Acromatopsia congênita

Doença de Stargardt

Perspectivas terapêuticas