Todos os campos são obrigatórios.

Obs.: a data e horário solicitado por você serão submetidos a disponibilidade, após a verificação na agenda da clínica. Você receberá um contato para confirmação da consulta.

Fechar formulário

Blefaroplastia – Correção palpebral

A cirurgia de pálpebras, ou blefaroplastia, é uma ótima maneira de alcançar o rejuvenescimento facial através de um procedimento minimamente invasivo, com anestesia local.

Como os olhos são a primeira coisa que todos notam, ao eliminar a aparência cansada e triste causada por pálpebras caídas ou bolsas de gordura abaixo dos olhos, a blefaroplastia causa grande impacto na busca pela juventude perdida.

Exatamente por isso, a cirurgia de pálpebras se popularizou tanto, se tornando uma das cirurgias plásticas mais realizadas atualmente.

A blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras que corrige o excesso de pele e gordura, bem como flacidez muscular na região palpebral.

A blefaroplastia é clinicamente indicada nos casos onde o excesso de pele e/ou de gordura, associada ou não à flacidez muscular, estejam prejudicando o aspecto funcional das pálpebras.

A blefaroplastia é também indicada com fins estéticos, desde que não traga qualquer prejuízo à funcionalidade palpebral.

Técnica cirúrgica na blefaroplastia.

Devido ao fato de a pele palpebral ser muito delgada, a incisão cirúrgica da blefaroplastia é realizada em um dos sulcos palpebrais, fazendo com que a cicatriz fique praticamente invisível.

Em seguida, é realizada uma ressecção (ou retirada) do excesso de pele e de gordura, para posterior sutura. O tempo cirúrgico da blefaroplastia gira em torno de uma hora e meia, dependendo da extensão de cada cirurgia.

Para o bem estar do paciente, em geral optamos pela anestesia local, com leve sedação.

Pós-operatório na blefaroplastia.

No pós-operatório em geral não há dor. Entretanto caso venha a ocorrer, um analgésico poderá ser indicado.

Durante alguns dias o paciente poderá manifestar uma certa sensação de dormência, a qual é provocada pela secção de algumas terminações nervosas. Pode também ocorrer hematoma local (infiltração de sangue na pele). Nesse caso será indicado o uso de compressas geladas.

Deve-se evitar exposição ao sol e ao vento, bem como a frio excessivo durante a primeira semana. Em geral, com uma semana os pontos são removidos.

Contra-indicações para a blefaroplastia.

Uma avaliação clínica pré-operatória cautelosa deverá ser realizada pois, em pacientes com olho seco, pseudo-tumor de órbita, dentre outras situações, a cirurgia está contra-indicada. Também haverá contra-indicação nos casos de olheiras, edema palpebral provocado por distúrbios clínicos, etc.

Resultados da blefaroplastia

Há que se ressaltar que a blefaroplastia isoladamente corrige as imperfeições palpebrais sem, entretanto, proporcionar rejuvenescimento de outras áreas da face, da mesma forma que também não elimina os “pés de galinha” normalmente provocados por contrações musculares e perda de elasticidade da pele. Nesse caso poderão ser indicadas aplicações de Botox.

Dúvidas frequentes sobre a blefaroplastia:

Qualquer pessoa pode realizar uma blefaroplastia?

Os melhores candidatos são os pacientes saudáveis, estáveis emocionalmente e motivados. O risco pode ser maior em pacientes com pressão alta sem controle, algumas doenças da tireóide e portadores de olhos ressecados.

As cicatrizes da blefaroplastia são visíveis? Onde se localizam?

Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele, o que ocorre após 3 meses com a maturação da cicatriz. Em pacientes que só necessitam remoção de bolsas de gordura da pálpebra inferior, as incisões podem ser realizadas na parte interior da pálpebra, deixando uma cicatriz invisível.

Há dor no pós-operatório da blefaroplastia?

Geralmente não. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes poderão ser minimizados com o uso de analgésicos comuns.

Os olhos ficam muito inchados na blefaroplastia? Por quanto tempo?

O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Alguns já no 4º ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Outros atingem este resultado após o 8º dia. Mesmo assim, os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existe maior edema. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias.

O que são as “manchas roxas” observadas em certos casos?

Nada mais são do que a infiltração do sangue na pele subjacente, e mesmo na conjuntiva ocular; são devidas ao próprio trauma cirúrgico. Isto, entretanto, não constitui qualquer problema futuro e não é considerado como complicação, mas sim uma intercorrência transitória e reversível.

Quando atingirei o resultado definitivo da blefaroplastia?

Após o 3o. mês. Entretanto, logo após o 8º dia já teremos aproximadamente 25% do resultado almejado, sendo que nas 2 ou 3 semanas subseqüente esse percentual tende a melhorar acentuadamente.

Os olhos ficarão ocluídos após a cirurgia de blefaroplastia?

Não obrigatoriamente. Somente recomendamos a colocação de compressas frias por alguns minutos várias vezes ao dia para prevenção do edema.

Como toda cirurgia plástica, os resultados proporcionados pela cirurgia pálpebras (blefaroplastia) são realmente compensadores para o paciente, desde que as expectativas a respeito da cirurgia plástica sejam realistas.

Em nossa clínica, dispomos de cirurgiões com larga experiência em blefaroplastia, que irão lhe indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.

Para marcar sua cirurgia das pálpebras em nossa clinica, agende uma consulta pelo tel (011) 2099-1110. Durante a avaliação médica você poderá esclarecer todas as suas dúvidas a respeito da cirurgia e irá descobrir como é fácil conseguir um olhar mais jovem e atraente.

Saiba mais:
Cirurgia Plástica Ocular
Blefaroespasmo
Dermatocálase
Ectrópio palpebral
Entrópio palpebral
Ptose palpebral
BOTOX
BOTOX: Perguntas mais frequentes
Triquíase
Rugas de expressão
Xantelasma

IMPORTANTE: As informações contidas neste site são somente de caráter geral com o objetivo de divulgar conhecimentos na especialidade de Cirurgia Plástica Ocular. Estas informações não têm a pretensão de substituir etapas do tratamento médico ou indicar qualquer tipo de cirurgia. Você deve sempre procurar um médico adequadamente treinado para realizar os procedimentos mencionados neste site ou em qualquer outro na Internet.